Caminhos da Reciclagem

 

Por estarmos conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, por conhecermos a acelerada destruição dos recursos naturais do nosso planeta e entendermos que Reduzir, no sentido de diminuir a quantidade de lixo produzido, desperdiçando menos e consumindo só o necessário, sem exageros; Reutilizar, dando nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e jogamos no lixo, e Reciclar, no sentido de dá “nova vida” a materiais a partir da reutilização para fabricar novos produtos, nos propomos a desenvolver o  projeto de Educação Ambiental “ Caminho da Reciclagem”  na comunidade do Jardim Emilio Carlos – Embu- São Paulo. Uma vez que entendemos que A Reciclagem  e uma das  saídas ecologicamente corretas de preservação ambiental, pois assim estaremos combatendo o desperdício e criando mecanismos que possam assegurar um mundo habitável para as gerações futuras. Estamos vivendo momentos cruciais, os noticiários denunciam a possível falta de água potável, crise energética, desmatamento desordenado, poluição do ar, dos rios, além de doenças degenerativas, causadas pela falta do conhecimento de causa. Conscientes, visto que segundo pesquisas, estima-se que cerca da metade das florestas do planeta já foram devastadas e que nos últimos trinta anos, o lixo do mundo multiplicou-se por três.

 

Propomos a realizar um trabalho com o objetivo de reaproveitar o material de resíduos da borracha que serão destinados como matéria prima para realização das oficinas de eco/designer.

 

Estamos desenvolvendo oficinas de reciclagem e reutilização desse material , pois como sabemos o aprendizado ocorre de forma mais significativa quando vivenciado e quando a pessoa sente-se parte daquilo que está realizando. Com esta atitude estaremos desenvolvendo em nossa comunidade uma consciência ecológica, adotando medidas de economia e preservação ambiental e possível geração de renda para as famílias participantes do projeto.

 

Como uma das principais características do projeto, a reciclagem e reutilização desses resíduos fazem do mesmo um assunto bastante atraente pela  variedade de utilização do material reciclado, dependendo apenas da aplicação de técnica e da criatividade de cada um, o objetivo é que o projeto venha a se expandir gerando economia, emprego, além de servir como terapia ocupacional.
Reciclar é preciso e é de fundamental importância para a vida do ser humano e do meio ambiente. Ano após ano a reciclagem vem crescendo no mundo inteiro, isto porque, a consciência da população a respeito da reciclagem está cada vez maior.

 

O objetivo do projeto é fornecer subsídios teóricos e práticos para fortalecer as atividades educativas entre a comunidade e desenvolvendo a partir dos princípios dos 3Rs-Reduzir, Reutilizar e Reciclar, uma educação ambiental baseada na compreensão da importância do ato de reciclar para a melhoria das condições do meio ambiente, levando a comunidade a vivenciar a transformação de materiais, como também a de conceitos e pré-conceitos, reciclando suas vidas, adquirindo uma consciência ecológica, visto que, “Reciclar é uma forma criativa de transformar o velho, novo”.


Imagens do processo de pneuss

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O tecido utilizado no processo é reutilizado e é transformado em sacolas.

 

 

 

Para ampliação e melhoria da realização do projeto a ONG REVIVER busca parceiros para apoiarem essa iniciativa. Maiores informações sobre o projeto no email; gestordeprojetos@ongreviver.org.br – Tel.: (11) 6977-7644 COM Johnny Áries.


Informações e pedidos da eco sacolas entre contato com a reviver

 

Confira as fotos na nossa galeria

 

Parceiros