Clique aqui para voltar para o projeto Sermão da Montanha

Regulamento do I Concurso de Roteiro REVIVER

 

REVIVER

ASSOCIAÇÃO  REVIVER RESTAURANDO A SAÚDE AMBIENTAL E HUMANA

CONCURSO DE ROTEIRO DE LONGA e MEDIA -METRAGEM  REVIVER

ABRIL DE 2011

A  Reviver Restaurando a Saúde Ambiental e Humana, com sede na Cidade de São Paulo – SP, inscrita no CNPJ sob o número 09.519.344/0001-86, torna público o CONCURSO DE ROTEIRO  DE MEDIA E LONGA METRAGEM , dirigido a PESSOAS FÍSICAS.

1. OBJETO
O presente concurso tem por objeto a seleção de dois roteiros inéditos de longa e media - metragem.
Serão selecionados 02 (dois) Roteiros, divididos  um  ROTEIRO DE LONGA METRAGEM e o um ROTEIRO DE MEDIA METRAGEM, que receberão um prêmio em dinheiro e entre  os roteiros classificados poderá ser selecionado um para ser  produzido em futura Produção audiovisiaul da REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana.

2. DEFINIÇÕES
Para fins deste Edital, entende-se que:

  1. Filme de LONGA-METRAGEM é aquele com duração minima de 70 minutos.
  2. Filme de MEDIA METRAGEM  é aquele com  duração superior a trinta minutos e inferior a sessenta

 

c) OBRA INÉDITA é aquela que não tenha sido objeto de publicação ou exibição.

d) OBRA EM CO-AUTORIA é aquela criada em comum, por dois ou mais autores.

e) ROTEIRO é uma peça escrita que contém a história, a descrição das cenas e os diálogos do vídeo ou de qualquer outra obra audiovisual.

f) PROPONENTE/CONCORRENTE é a pessoa que propõe o projeto e declara estar de acordo com os termos e regulamentos deste concurso.

 

3. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

3.1 Poderá participar deste concurso qualquer pessoa que esteja de acordo com o regulamento e  envie a documentação exigida para a inscrição, sendo ela roteirista estreante ou não.

3.2 A inscrição deverá ser realizada pelo próprio autor da obra, como pessoa física. Não serão aceitas inscrições de pessoas jurídicas.
3.3 No caso de obras em co-autoria, um dos autores deverá representar o grupo e ser o proponente oficial. Os nomes de todos os autores deverão constar no formulário de inscrição.

3.4 Será aceito apenas um projeto por proponente, assim também considerados os co-autores de um projeto, que não poderão apresentar um segundo projeto.

3.5 O Concurso de Roteiro   aceitará apenas obras de ficção, adaptação baseados ou com livre  inspiração no ” Sermão da Montanha”

3.6 Serão aceitos roteiro seguindo o seguinte formato: Fonte Courier New, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples.

 

4. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

4.1 A inscrição para o PRIMEIRO CONCURSO DE ROTEIRO DE LONGA e MEDIA METRAGEM  é gratuita.

4.2 O Concurso é aberto para pessoas de nacionalidade brasileira ou estangeira, residentes em todo o território nacional.

4.3 O período de inscrição para o Concurso é de 11/04/2011 a  10/06/2011

4.4 Para efetuar a inscrição será necessário o envio dos seguintes documentos: formulário de inscrição,projeto técnico e roteiro.

4.5 As inscrições serão realizadas somente via internet, no site www.ongreviver.org.br

4.6 Os materiais enviados para inscrição e seus eventuais anexos não serão devolvidos.

5. MOTIVOS PARA INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO

Serão desclassificadas as inscrições:

a) Efetuadas após o término do prazo.

b) Que não apresentarem todos os documentos solicitados pelo Concurso (formulário de inscrição e roteiro) ou que apresentarem os documentos incompletos.

c) Roteiros fora dos padrões definidos nos itens 3.5 e 3.6.

d) De pessoas ligadas à Associação REVIVER  e/ou funcionários  e Familiares da Associação e seus parceiros.

6. FORMATO PARA O PROJETO TÉCNICO

6.1 O PROJETO TÉCNICO de roteiro de Longa e Media Metragem deve conter:

a) STORYLINE – breve resumo da história (máximo de 5 linhas).

b) JUSTIFICATIVA – motivos que justifiquem a originalidade e qualidade do roteiro e sua gravação (máximo de uma página).

c) PERSONAGENS – perfis físicos e psicológicos dos personagens da narrativa e as relações entre eles (máximo de uma página).

7. PROCESSO SELETIVO

7.1 Todo o processo de avaliação será realizado por uma Comissão Julgadora composta por 03 (três) Curadores selecionados pela Reviver Restaurando a Saúde Ambiental e Humana eclusivamente para este concurso.

7.2 As inscrições, depois de recebidas e aceitas (que estejam devidamente preenchidas e com todos os documentos solicitados), serão encaminhadas à Comissão Julgadora, que fará a avaliação de cada projeto de acordo com os critérios descritos abaixo.

7.3 Serão selecionados e premiados 02 (dois) projetos.

7.4 A Comissão Julgadora efetuará a seleção dos roteiros de Longa e Media-Metragem a seu exclusivo critério de avaliação, observando os seguintes requisitos:

a) Criatividade da proposta apresentada.
b) Coerência do Roteiro  em relação ao conceito de Lomga e Media -Metragem.
a) Viabilidade de realização da obra nos termos deste Concurso.

7.5 As decisões da Comissão serão soberanas, não sendo passíveis de questionamento ou recursos.

8. DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS
Os projetos selecionados serão divulgados no Site da Reviver a partir do dia 01/07/2011.

9. PREMIAÇÃO
9.1 Os autores dos 2 roteiros selecionados serão contemplados com prêmios de:

R$  1.000,00  para o roteiro de longa metragem.
R$  1.000,00  para o roteiro de Media Metragem

9.2 Dos 02 (dois) roteiros selecionados será escolhido um roteiro  que poderá  ser  filmados em futura produção Audiovisual da REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana.

10. DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

10.1 Caso sejam selecionados, os participantes dos projetos premiados autorizam, de forma gratuita, a Associação Reviver Restaurando a Saúde Ambiental e Humana a utilizar suas imagens, nomes e currículos, exclusivamente para a divulgação do CONCURSO DE ROTEIRO DE LONGA e MEDIA -METRAGEM   no  Site www.ongreviver.org.br  e em outras ações de divulgação e promoção do evento.

10.2 Caso seja selecionado, o proponente fica ciente da obrigatoriedade em firmar com a Associação REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana um Contrato de Cessão de Direitos sobre Obra Literária (Roteiro), sob pena de desclassificação.

10.3 O contrato a ser firmado será em caráter não exclusivo, sendo permitido ao proponente a utilização do roteiro por si ou por terceiros, por qualquer meio.

10.4 Por meio do referido contrato, a Associação REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana terá o direito de gravar o roteiro em produção audiovidual e efetuar a utilização, distribuição, exibição e difusão do filme resultante em quaisquer formatos, mídias, meios, suportes e modalidades, com ou sem fins comerciais.

10.5 A Associação REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana se reserva o direito de solicitar, a qualquer tempo, documentos que comprovem as declarações dos participantes, bem como verificar a regularidade de todos os direitos autorais presentes ou incidentes na versão final do projeto, ficando a seu exclusivo critério desqualificar o projeto que desatender às exigências deste edital.

10.6 O proponente contemplado responderá, de forma exclusiva e integral, por eventuais reclamações, questionamentos, acusações ou alegações de plágio ou violação de direitos autorais, patrimoniais, de propriedade industrial, de titularidade de terceiros, dentre outros, inclusive pela omissão de informações.

11. COMPROMISSOS E OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS

11.1 Para poder receber a premiação, os proponentes dos roteiros selecionados se comprometem a enviar os seguintes documentos à Associação REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana, de acordo com os modelos que serão disponibilizados pelo Concurso e dentro do prazo que será estipulado e informado:

a) Declaração de autoria da obra, assinada por todos os autores.

b) Contrato de cessão de direitos autorais, assinado por todos os autores.

c) Autorização dos pais ou responsáveis no caso de proponentes menores de 18 anos.

11.2 O não envio desses documentos no prazo estipulado pela organização do Concurso acarretará a perda do prêmio e, consequentemente, a reclassificação dos roteiros.

11.3 Caso haja interesse dos vencedores em inscrever o longa-metragem em festivais nacionais ou internacionais, deverá solicitar e fazê-lo através da organização do Concurso, que na medida do possível procurará atender a tais solicitações.

11.4 Os vencedores se comprometem a participar do evento de premiação, caso este seja realizado pela organização do Concurso.

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1 O prêmio do Concurso é intransferível.

12.2 Qualquer mudança e alteração de datas e prazos de inscrição e divulgação de resultados serão comunicados oficialmente através do Site da REVIVER (www.ongreviver.org.br)

12.3 A Associação REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana não está obrigada a divulgar, exibir e/ou veicular os roteiros premiados ou mesmo o nome do vencedor.

12.4 A Associação  REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana  não estipula nenhum prazo determinado para a realização da produção audiovisual do roteiro selecinado entre os dois classificados finais do concurso, comprometendo-se a envidar seus melhores esforços para agendar sua realização tão logo tenha conhecimento dos vencedores deste Edital.

12.5 No caso de cancelamento do projeto  de produção do audiovisual por falta de patrocinador ou outro motivo alheio à vontade da Associação REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana, a filmagem do roteiro contemplado ficará suspensa indefinidamente, sem que haja o direito a qualquer tipo de sanção, ressarcimento ou outro tipo de reclamação por parte dos proponente contemplado .

12.6 A  Reviver Restaurando a Saúde Ambiental e Humana não se responsabiliza por participações que não sejam computadas por problemas nos servidores, falta de energia elétrica, erros ou problemas técnicos na transmissão de dados ou em provedores de acesso dos usuários, bem como erros na execução de rotinas de software que possam vir a ocorrer.

12.7 Dúvidas e outras informações sobre o Concurso poderão ser obtidas pelo e-mail gestordeprojetos@ongreviver.org.br.
       Associação REVIVER Restaurando a Saúde Ambiental e Humana
CONCURSO DE ROTEIRO DE  LONGA e MEDIA METRAGEM  REVIVER
                                                        Abril  de 2011